No Dia Internacional do Voluntário, levantamento do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) mostra que, destes, 10% já realizam algum tipo de ação. Índice aponta queda em relação a 2022
Segundo levantamento do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), ao menos 61% dos estagiários brasileiros têm a intenção de participar de ações de voluntariado e, destes, 10% já realizam algum tipo de ação. O índice representa uma queda de 4% em relação ao percentual da última pesquisa, realizada em 2022, que apontou que 65% dos estagiários possuíam interesse em voluntariar e 11% já exerciam algum tipo de atividade voluntária.
A queda do percentual nesta edição da pesquisa mostra uma similaridade com os dados apresentados na última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) sobre “Outras Formas de Trabalho”, que revelou que a taxa de trabalho voluntário é menor em jovens de idades entre 14 e 24 anos, em comparação com a faixa etária de 25 a 49 anos.
A pesquisa, encomendada ao Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), é realizada em prol do 15º Prêmio Ciee Melhores Programas de Estágio, e apontou que a região Norte lidera com o maior percentual de intenção dos estagiários em ações de voluntariado, com 69%.
Segundo Maria Nilce, superintendente de Ação Social e Filantropia do Ciei, o trabalho voluntário, independente da organização que seja feito, se constitui como um diferencial no currículo do jovem: “Os trabalhos voluntários são uma ótima experiência de enriquecimento do currículo e demonstram habilidades de comprometimento, além de trazer ao jovem uma oportunidade de aumentar sua rede de contatos e trabalhar melhor em equipe”, aponta.